14 de fevereiro de 2011

Valentine’s Day. Quando se é criança e estuda inglês eles fazem questão de comemorar esse dia distribuindo balas para os alunos e corações recortados em folha sulfite rosa, em uma espécie de correio elegante americano. E tirando algum episódio de Chaves que também tivesse como tema o Dia de São Valentim, nossa comemoração de dia dos namorados acontece em junho, deixando o dia 14 de fevereiro passar meio apagado aos olhos brasileiros (pelo menos aqui no interior).
A diferença marcante que nos ensinavam sobre o dia de hoje é que é um dia dedicado não apenas aos namorados, mas também aos amigos. Achava isso muito interessante, amigos merecem mesmo alguma comemoração. Pena que são poucas as pessoas que se lembram do Dia do Amigo no Brasil (20 de julho). Se o marketing ajudasse, como acontece com Dia das Mães, dos Pais, dos próprios namorados, a comemoração seria maior. Com certeza mais do que uma Sessão da Tarde com “Pum, Emissão Impossível”.
A história mais tradicional é que Valentim era um bispo que desobedeceu às ordens do imperador e realizou casamentos em tempo de convocação de guerra. Foi preso por isso e se apaixonou pela filha cega de um carcereiro. Antes de partir, ele deixou uma mensagem para ela com a assinatura “De seu Valentim”. Só esqueceram de mencionar que a mensagem era em braile... Algumas versões da internet dizem que ele, milagrosamente, lhe devolveu a visão, o que torna a história um pouco mais coerente.
Mas tem outras interessantes por aqui. Esse era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros, então costumava-se deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada. Sendo considerado um dos dias mais lucrativos do ano hoje em dia, aquele filme “Idas e Vindas do Amor” mostra bem isso, dá até vontade de ter uma floricultura. Mas além de alguns atores famosos, o filme não é tão emocionante quanto o trailer faz parecer.
Por fim, a Wikipédia faz questão de dizer que “se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.” Não podiam deixar de nos chamar de consumistas...
Seja como for, eu sei que agora este é um dia que chega ao fim, mas nunca é tarde para se dar nem que seja um abraço sincero em quem se gosta, seja namorado, amigo, parente ou animal de estimação (se for um peixe mande um beijo pelo vidro do aquário)...
Boa noite a todos!