24 de fevereiro de 2011

Eu sou Luiz Mão-De-Martelo, o bárbaro.

Estou aqui para falar de RPG!!! Acalmem-se, abram a mente e tentem entender como funciona esse mundo de fantasia e faz de conta.
Segundo a Wikipedia, Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Quem diria!! Caverna do Dragão é D&D!!

Parece complicado né!? Mas na verdade, é um grande universo criativo onde os jogadores tem total liberdade para pensar suas histórias, criar a sua própria Jornada do Herói e tentar colaborar com outros jogadores de forma social! É quase como um teatro, com regras, onde o narrador é chamado de "mestre" e os atores são "jogadores". 
Os roteiros dos jogos de RPG são cenários criados pelos próprios jogadores e ganha vida pelas palavras descritivas do mestre! Quanto mais criativo e natural for o grupo, mais interessante se torna essa aventura interpretativa. Qualquer um pode jogar RPG e as escolhas dos personagens dependem apenas da vontade de seus jogadores.
O que limita as ações dos jogadores é um conjunto de regras, normalmente pré-determinado pelo mestre. Dessa forma, o jogo torna-se mais desafiador e inteligente. Apesar do narrador seguir as regras de um sistema, ele pode quebrá-las, ignorá-las ou mudá-las em prol de uma fluidez no andamento da partida, baseando-se para isso no seu bom senso.
Esse é o livro do RPGista preguiçoso...

Existem diversos conjuntos de regras já disponíveis no mercado, prontos para jogar. Mas nada impede que os jogadores e o mestre criem o seu próprio conjunto. Assim como os cenários, quanto mais original, melhor.
Os mais famosos são D&D, AD&D, 3D&T,  Vampiro, GURPS...
Quem nunca leu Vampiro a Máscara, não sabe o que é vampiro.

Se estiverem curiosos, voces podem escutar mais histórias de RPG no site www.jovemnerd.com.br . Eles mostram de maneira bem humorada o andamento de uma partida de RPG. 
Eu pretendo escrever nas próximas semanas algumas histórias de cenários que eu criei na época em que eu era um jogador ativo.