17 de agosto de 2011

Salvem as Baleias, usem e abusem dos pinguins.

Olá amigos!! Estou "de volta" ao blog. Tecnicamente eu nunca fui embora, mas já que estou a um tempinho sem postar... hehehehe
Peço desculpas a todos aqueles que sempre vem comentar nos posts da Lua e deixam mensagens pra mim também, mas eu não tinha nem muita coisa pra postar e nem tempo pra responder. No entanto, eu agradeço a atenção de todos! :D

Pessoal, muitas instituições federais estão em greve e eu fui pego por esse fogo cruzado entre governo e sindicatos. Estou em casa por tempo indeterminado, mas os estudos não podem (ou não devem) parar!

Bom, pensei em voltar ao blog com um assunto que interessa a todos, ainda que nem todos saibam disso. Vou falar sobre o Linux. Se voce leu meu post sobre software livre, vai se identificar com esta postagem.

Oi, esse é o Tux! Ele é o mascote do Linux. Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.

Um belo dia, aliados muito importantes juntaram-se ao Kernel Linux para torna-lo mais completo e simples para os usuários. Esse é o GNU! A rapaziada simpática do projeto GNU juntou as suas forças com o Linux e firmaram uma parceria que resultou em um grande avanço da comunidade de software livre.
Agora, o GNU-Linux contém a maioria das funcionalidades que interessam a nós, usuários. 

 Hoje em dia, um sistema operacional Linux completo (ou uma “distribuição de Linux”) é uma coleção de softwares (livres ou não) criados por indivíduos, grupos e organizações ao redor do mundo, tendo o Linux como seu núcleo. Companhias como a Red Hat, a Novell/SUSE, a Mandriva (união da Mandrake com a Conectiva), bem como projetos de comunidades como o Debian, o Ubuntu, o Gentoo e o Slackware, compilam o software e fornecem um sistema completo, pronto para instalação e uso. Interessante né? Agora o Tux se sente até mais forte!


Na sexta-feira vou dar mais dicas de como baixar e instalar uma distribuição Linux.  Espero que tenham gostado do Tux, ele gosta muito de universitários, funcionários públicos, curiosos por tecnologia e dizem por aí que ele anda de braços dados com o Android, habitando celulares de milhares de pessoas por aí...

Até sexta pessoal!

fonte: CAMPOS, Augusto. O que é Linux. BR-Linux. Florianópolis, março de 2006. Disponível em http://br-linux.org/faq-linux