21 de abril de 2010

KISS - Keap it simple, stupid!

Bom pessoal, esse é um post diferente do meu ultimo. (graças a Deus para alguns)
Hoje eu vou falar de coisa séria!! (por favor, continuem lendo)

Acredito que a maioria das pessoas já parou pra pensar no que fazemos todos os dias para "mudar" o mundo. De uma maneira geral, cada um ajuda do jeito que pode. Uns economizam na água, outros ajudam na preservação de animais, médicos que atendem pessoas gratuitamente, engenheiros projetam meios de transporte ecologicamente corretos... Enfim. Estou aqui para apresentar a voces o que o pessoal da tecnologia da informação faz para colaborar com a sociedade.

SOFTWARE LIVRE

O que é software?? 
Bom, uma definição legal de software é   "uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é um produto e é desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações." - retirado da wikipedia
Em outras palavras, é tudo aquilo que voce xinga quando a sua máquina trava...

Quando compramos um software, estamos adquirindo o programa, os manuais e algumas vezes o suporte a esses programas. Dessa forma, o desenvolvedor daquele programa detém todos os códigos e permite apenas que a pessoa que o adquiriu utilize aquela licença. Vou usar um exemplo clássico: Se eu tenho um jogo muito legal aqui, e quero copiar para dar a um amigo, não posso. Isso é pirataria, crime que pode dar de 1 a 4 anos de detenção e multa. O mesmo acontece quando utilizamos outros tipos de programas, como por exemplo os sistemas operacionais Windows, as ferramentas Office, o Photoshop...
Todos esses programas precisam de licença para seu uso e precisamos pagar para obte-la, além de podermos apenas usar esses programas, sem a liberdade de altera-los para servir melhor a nossas necessidades.

E o livre??? Entra aonde??
"Software livre é todo software que sua a receita é livre, pública, acessível para qualquer um. É como se você fosse a um restaurante e quisesse ver como é a cozinha pra ter certeza de que não estão lhe oferecendo gato por frango. É como se você quisesse um dia fazer diferente e misturar suco de limão com abacate... parece
estranho, mas você pode fazer isso se quiser (e é estranho que algumas pessoas realmente gostem). Alguns  caras que fazem software livre acreditam que todo software (ou pelo menos a maioria deles) deveria ser livre. Eles ganham dinheiro usando software livre, mas não impedem que outras pessoas também o usem e ganhem dinheiro da mesma forma, ou até mais. Mas se o software que você faz será livre ou não, isso também é um direito seu."
- Marinho Brandão, retirado do livro aprendendo Django no planeta terra, vol 1.

Humm... Então agora já dá pra ter uma idéia do que se trata... São programas que voce pode adquirir sem necessariamente precisar comprar. Pode estuda-lo através do livre acesso ao seu código de instruções e ainda pode redistribui-lo a vontade, desde que sempre dando o devido crédito a quem o criou. Dessa forma, qualquer um pode propor melhorias para os programas, ou adapta-los para que funcionem a seu gosto. Muito bacana, não acham??
Os Softwares livres são uma ferramenta importante na inclusão digital. Imaginem voces, que agora as pessoas que comprarem um computador não precisam mais gastar com softwares para começarem a estudar ou estar inclusas no mundo digital que vivemos!! Existem PRATICAMENTE todos os tipos de softwares necessários para os usuários comuns com licença livre. É só fazer um esforço para começar a usa-los!! E acredito que nem seja um esforço tão grande assim, porque até onde eu sei, ninguém aqui paga nada para utilizar essa incrivel ferramenta, que é o editor de postagens disponibilizado pelo Blogger, não é??

Muito ainda é discutido a respeito do futuro dos softwares, livres ou não. É importante observar a necessidade do desenvolvimento de ambos. Fazendo uma analogia aos médicos... eles salvam vidas, mas precisam cobrar por isso, pois também  precisam comer! Eles tratam cada caso específicamente e encontram o tratamento próprio para cada paciente de acordo com a doença. Com os desenvolvedores de software, é mais ou menos a mesma coisa. Precisamos cobrar para resolver problemas específicos, criar soluções para problemas específicos ou cobrar por nossa consultoria em necessidades de atendimento.

Alguns exemplos de software livre são:
Linux - Sistema Operacional - Foi um dos pioneiros na jornada do software livre e até hoje tem sua imagem associada ao tema. 

Open Office - Pacote de ferramentas - É uma versão livre do Office. Possui um editor de texto, um editor de planilhas...


FireFox - Navegador - É um dos mais confiáveis e rápidos navegadores de internet da atualidade.
 
Gimp - Editor de Imagens - É um editor de imagens com várias funcionalidades que se assemelham ao photoshop.




 
Tenho muito a falar sobre software livre, mas prefiro não entrar em detalhes mais específicos aqui. A minha idéia e mostrar aos leitores que existem soluções possíveis para cada problema de tecnologia que voces possam ter com software. Voces podem optar por pagar ou não por essas resoluções. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. De uma forma ou de outra, o intuito é sempre SIMPLIFICAR.