19 de agosto de 2011

Não é preciso ir tão longe para migrar.

Lembram do Tux?? Voce pode lembrar dele aqui, ou continuar a entender um pouco mais sobre o Linux e suas diferentes distribuições. Afinal, o Tux não tá aqui pra brincadeiras!

Então tá. Existem diversas formas de obter uma distribuição Linux. Uma delas é como brinde em revistas nacionais em qualquer banca. Outra forma é entrar no site da distribuição e optar pelo envio ou pelo download do CD/DVD. 

Independente de como for, voce deve estar se perguntando quais são essas distribuições e qual delas é a melhor... 

O Professor Tux vai explicar pra voces!
1 - Não existe distribuição Linux melhor ou pior que outra. Todas "competem" entre sí e são perfeitamente utilizáveis, mas voce pode estar atrás de alguma funcionalidade específica. Existem distribuições voltadas para segurança de redes, outras para estudantes de TI e outras para usuários que querem utilizar o Linux no dia a dia para suas tarefas. 

2 - O Tux não é um vilão! As vezes parece, mas se voce conhece-lo, vai ver que ele é um cara muito simples. Existem fóruns específicos de cada distribuição e as pessoas ajudam os usuários a resolver seus problemas com muita boa vontade. Principalmente novatos! Que diga o professor Tux.

3 - Sim, apesar de livre, existem distribuições "pagas" de Linux. O Suse, por exemplo, vende seus serviços de suporte. Voce não compra o software, voce pode adiquiri-lo através do Open Suse, mas se voce quiser suporte e uma gama maior de opções para seu sistema, voce pode pagar e ter essas comodidades.

É fácil viu? Agora faça a sua parte, pense bem e veja se voce precisa mesmo utilizar um software pago que faz exatamente a mesma coisa que um software livre faz. Conheça o Ubuntu, o Red Hat, o Debian, o Fedora...
Se voce acha que uma destas distribuições suporta todo o seu hardware, inclui os pacotes de software de que voce necessita, o processo de instalação e configuração está de acordo com as suas aptidões, é livre, grátis... 



  Então!!!   VENHA PARA O DARK LINUX SIDE!!! 




Nos próximos posts vou mostrar algumas ferramentas comuns como Messenger, Firefox, Media Players em suas versões livres!