4 de dezembro de 2010

Paris mais uma vez

Fim de tarde, Paris mais uma vez.
- Lembra da última vez em que estivemos aqui? - ele perguntou.
- O que eu vinho não apagou eu consigo lembrar.
Estávamos sentados à mesa de um café, do lado de fora, olhando a cidade, vendo surgir as primeiras luzes.
Aquele momento para mim pareceu tão especial e perfeito para registrar. Peguei a câmera.
- O que vai fazer?
- Só algumas fotos, vão ficar perfeitas.
- O resto do pessoal não está aqui.
- Você é o vocalista.
- Nós somos um grupo. Voltaremos amanhã para você fotografar todos nós, que tal?
Fotografei meu pianista mesmo assim, de perfil, de cara contrariada, tomando café, uma de nós dois (essa iria para o meu acervo pessoal).
- Acho legal da sua parte não se achar mais importante do que ninguém na banda - comentei, e acrescentei brincando: - mesmo sabendo que sem você ela não seria nada.
- Eu acho que, na verdade, eu que não seria nada sem a banda, sem o talento e determinação dos garotos. E sem uma boa fotógrafa.
Fomos para casa pouco tempo depois, ele queria trocar umas idéias antes que os rapazes chegassem.
- Eu tenho a melodia e algumas frases, mas preciso de uma história - ele disse.
Olhei aqueles rascunhos. O que era relativo a notas musicais eu quase não podia entender, mas olhava tudo minuciosamente mesmo assim. Cada música era um pedaço de sua alma que se abria e eu tinha um daqueles pedaços na mão.
- É uma desilusão? - quis saber.
- Pode ser. Não é esse o motor que movem os poetas?
- É, ironicamente é, sim.


Eu preciso de mais do que você tem
E menos do que eu sou
Tão dependente de você
Das linhas que você traça
Queria a certeza de que esse é um caminho
Que eu não sigo sozinho
Queria a certeza de que ao final
Teria você só pra mim 
E que nada teria sido em vão
Ler sua mente, ter seu coração por inteiro
E poder garantir pra mim mesmo
Que esse não é mais um passo 
Para a loucura 
A menos que seja aquela 
Com a qual estou habituado
E que no final sempre me traz você
Queria ser mais do que um enfeite na sua estante
Mais do que uma pessoa comum
Não te vejo como antes 
É apenas comigo?
Você sabe como é
Estar cercado por pessoas e se sentir
Sozinho, completamente sozinho e vazio?
Onde habita a esperança?
Qual a receita pra ser feliz?
Onde terá ido a confiança
Tão certa quanto o sol depois da tempestade
Eu preciso de mais do que você tem
E menos do que eu sou agora
Pois eu sei que, no fundo 
Estou errado

- Vamos trabalhar juntos nisso - eu disse me perguntando o que se passava na cabeça do pianista.