26 de dezembro de 2010

2010


Chegou, então, a esperada hora de dar OK na lista de resoluções passadas. A Lila acaba de me dar uma lambida para encorajar e lá vamos nós:

• Ir à Europa...

É, não foi dessa vez. Em compensação conheci lugares igualmente bonitos para mim, ou pelo menos com beleza distinta demais para se comparar. Mas tão belo, nunca imaginei que veria o mar dessa forma, e depois quereria rever, e rever, rever... É tudo aquilo que faz entender os poetas, perder o fôlego, afundar os pés na areia, e ingeri-la um pouco também...

• Passar no vestibular...  (em espera)

Bom, os resultados ainda não chegaram. Mas eu espero sinceramente que possa dar um OK bem grande nessa resolução.

• Me mudar ou ganhar na loteria pra reformar a casa... OK

Olha, confesso que queria dar um OK bem grande principalmente na parte “ganhar na loteria”, mas isso ainda não aconteceu, então... Mas reformamos a casa no início do ano, pelo menos alguns cômodos, e isso foi muito bom. Foi até divertido e tenho lembranças interessantes.

• Dar mais atenção á Lila, sair mais para passear com ela... OK

Sabe aquela pessoa que ama animais, mas na correria do dia a dia não pode paparicá-los muito? Essa sou eu, e esse ano em especial eu sabia que ia ser difícil conciliar lazer e estudos sob a pressão danada que aquele colégio fazia + minha própria pressão + pais... Mas saímos mais por aí, e ela se mostrou inesperadamente comportada com o Luiz (traidora...).

• Estudar menos e melhorar minhas notas...

Parece meio contraditório, mas eu tinha pensado na questão relaxar e revelar o gênio que há em você. Definitivamente não funcionou, por garantia estudei desvairadamente este ano.

• Melhorar meu francês, continuar praticando inglês e todas essas coisas relacionadas a idiomas que eu quero falar fluentemente...

Fracasso, falta de tempo e mais nada a declarar...

• Manter minhas amizades e contatos, mesmo com aquelas pessoas não muito próximas... OK

Esse negócio de demorar a confiar e ser bem acomodada nunca me rendeu relações muito profundas e fico feliz que este ano tenha saído de um grupo restrito para um menos restrito de amigos, que me proporcionaram lembranças ótimas que levarei sempre comigo, junto com as saudades que ficam. Esse foi um ano pra ficar na memória, apesar de todas as adversidades, conheci pessoas ótimas que fizeram de momentos chatos os mais engraçados possíveis.

• Doar meus brinquedos antigos, roupas... OK

Tudo o que eu não uso mais, essas coisas inúteis que vão ocupando espaço no armário. Não fiz o trabalho completo, mas boa parte. Espero me livrar de tudo até março do ano que vem e fazer feliz pessoas que realmente precisam dessas coisas.

• Escrever uma história...

Bom, escrever eu escrevi, vários fragmentos, coisas desconexas, então, é, eu não escrevi uma história. Mas mudei meu ponto de vista em algumas coisas que dizem respeito à literatura. Acho que o que realmente importa não é escrever para dizer que está escrito, é escrever para colocar para fora o que importa. O que eu queria era alguma coisa com seqüência lógica, mas estou descobrindo que lógica não é comigo...

• Aprender a cozinhar... OK

Esse foi um grande passo. Não, não sou uma cozinheira de mão cheia, mas aprendi a me virar com algumas coisas consideradas básicas e aprendi a fazer o que é esperado de mim: pão de queijo! Queria parar por ai, mas as circunstancias me forçaram a ir além; não muito além, ainda bem.

• Exercitar-me...  OK

Tópico tenso esse. Digamos que eu ainda continuei caminhando por aí vez ou outra como pessoa independente de academias. Acho que esse é um tópico que merece ok porque milagrosamente andei emagrecendo apesar das bobagens ingeridas, mas, gostaria de deixar bem claro à minha preguiça que ano que vem o exercício é pesado mesmo. Só as voltas no lago da faculdade são um bom exemplo...

• Ousar... OK

Fazer aquelas coisas malucas, meio sem pensar. Nunca colocaria algo radical, como asa deltas e similares, porque eu sei que nunca faria, mas talvez simples coisas. Acho que esse ano eu tive uma bela mostra desse comportamento mais impulsivo. O inesperado acabou me trazendo tudo o que eu não esperava neste ano e acho que tudo o que eu mais precisava. Começou com o blog, twitter, MSN... Ir ao encontro de quem já se conhece, isso para mim foi uma forma de ousar que eu nunca esquecerei, nenhum dos dias que se seguiram, que se seguem...



E talvez as palavras não sirvam para expressar o resto, mas a verdade é que, com seus altos e baixos esse foi um ano e tanto, marcante na memória e no coração. Novidades, formatura, vestibulares, passeios... 2011 será um ano de colher o que plantei agora (momento agricultura), e espero que os frutos sejam os melhores.

Feliz Ano Novo a todos!