29 de setembro de 2010

Atitude

Com a proximidade do período eleitoral, eu tenho visto bastante coisa sobre a importancia do voto, da Democracia, de vivermos em uma República e etc.

Pense comigo. Qual é a real necessidade de escolhermos um líder?? Certamente algum de voces leitores acredita ter maturidade suficiente para gerenciar a sua própria casa, ou uma família por exemplo. A maioria de voces acreditam possuir alguma experiencia e pelo menos condições de gerenciar a própria vida!
Ainda assim, as coisas algumas vezes não funcionam... Os problemas aparecem, os pais (maridos, esposas, chefes, etc) precisam intervir. Ou então sentimos a necessidade de esperar pela posição de outras pessoas para resolver nossos problemas
Naturalmente, algumas vezes a opinião das pessoas sobre certas questões nos ajuda a tomar decisões corretas...
O ponto em que quero chegar é a atitude. Convivo com isso e observo todos os dias. O que vejo em quase todas as pessoas que reclamam de seus problemas no trabalho ou em casa, o fazem por não possuir atitude para resolve-los. 
Isso me levou a pensar sobre o papel dos líderes em sociedades, comunidades, famílias e etc. Alguns líderes surgem da necessidade de alguma iniciativa para resolver problemas! E acreditem, são necessários. Treinados ou não, honestos ou não, feios ou não. Os líderes possuem uma característica em comum que me chamou a atenção nos ultimos dias. SÃO EFICIENTES EM RESOLVER PROBLEMAS. 
O líder não precisa resolver problemas por si só. O simples fato de fazer com que as pessoas tenham iniciativa, já é algo único e precisa ser valorizado. Líderes são pessoas comuns. São diferentes de ídolos. Possuem seus defeitos que são MUITO mais evidentes e ainda precisam conviver e entender as necessidades de cada um. 
Torna-se evidente então o problema da autoridade. Como conceder poder a um lider, sem tirar a sua própria autonomia??
Ora, essa é uma questão delicada e complexa de cada sociedade. Mas como líder E liderado, posso dizer com certeza que é preciso acreditar nas decisões impostas (sim) por eles, SE essas decisões resolverem os problemas. 
Os fins justificam os meios? Talvez. Acredito nos resultados.
Os líderes são eternos? Não. Duram enquanto existem problemas.
Todos precisamos de líderes? Sim. Definitivamente.

Se voce possui iniciativa e consegue incitar essa virtude dentro do seu contexto social e ainda resolver alguns problemas que são de várias pessoas, ótimo. Entenda e execute o seu papel. 
Se voce não possui iniciativa para resolver alguns problemas, normal, é assim com todo mundo. Escolha um líder que incite essa autonomia em voce e de a ele o seu apoio.
O voto é necessário, já que inconcientemente escolhemos líderes todo o tempo, ao menos precisamos pensar na real necessidade de sermos liderados e o quanto conseguimos resolver problemas por nossas próprias iniciativas. O voto é uma iniciativa... ainda que inocente. Ele retrata um desejo de mudança. Um desejo de resultados.