3 de setembro de 2010

A Secret Place

Para ler ouvindo:
Em 1988, ano do meu nascimento, o Heavy Metal era o estilo musical mais famoso do mundo. Era comum encontrar pessoas andando pelas ruas com suas bandas favoritas estampadas em suas camisas e cantarolando músicas que se tornariam mais tarde hinos para nós. Certamente eu herdei algo dessa sinergia. Meus pais nunca foram ouvintes radicais de heavy metal, mas alguns Long Plays do Led Zeppelin e do Deep Purple que encontrei em uma caixa de papelão velha são prova de que talvez eles tenham participado de todo o movimento que antecedeu o boom do metal no mundo.
Comecei a ouvir Heavy Metal aos 13 anos. Com um álbum do Iron Maiden chamado Brave New World comecei a entrar em um mundo novo (trocadilho), que tinha muito a ser explorado... as letras, o peso que ele continha... era perfeito para o meu momento! O metal me oferecia um ar de mistério, de possibilidades, de conhecimento. Algo completamente novo... e bom! Sabem, existem momentos em que você gosta do que todos repudiam. E disso se tratava o Brave New World, veio no momento certo.

Como tudo na vida, meu gosto dentro do metal mudou também, eu ouvia passagens marcantes, guitarras mais pesadas, solos mais longos, músicas tristes quando eu precisava, ou as mais alegres junto com meus amigos. Em 2001, surge na minha vida o Rebirth, do AngrA. Não é exatamente o melhor álbum da banda, mas foi um divisor de águas na minha vida. A partir desta data, eu nunca mais deixei de ouvir essa banda, que pra mim simboliza muito mais do que apenas o seu som. O AngrA sintetiza a cultura brasileira, divulga, adapta, pensa como o povo brasileiro e é claro, possui um talento reconhecido no mundo inteiro. Quando escuto as músicas, me transporto para meus churrascos com os amigos. Para as tardes onde este álbum tocava sem parar enquanto discutíamos e jogávamos sem qualquer preocupação.
 Esse aqui é o primeiro album do Angra que ouvi
Acredito que exista uma música para cada momento da vida. No metal não é diferente. Já ouví músicas que falavam de tudo... E elas mechem comigo. São profundas em suas análises. Como diria Dee Snider, vocalista do Twisted Sister. “Voce encontra o que procura quando lê letras de metal. Se você procura coisas boas, vai encontrar. Se você procura o demônio, irá encontrar também.”
O que VOCÊ procura?
Sinto-me único. Existem músicas feitas PARA MIM. Frequentemente nos sentimos assim... o metal faz isso conosco.
"Welcome to my hide away, my secret place
How I arrived I can't explain
You're welcome to, if you want to stay
But everyone just runs away

There's a secret place I like to go
Everyone is there, but their face don't show
If you get inside you can't get out
There's no coming back, I hear them shout"