1 de setembro de 2010

Defenders of the Faith

Chegou a hora. Depois de muito adiar, resolvi postar sobre uma das coisas mais presentes na minha vida, HEAVY METAL.
Meu objetivo aqui não é encher o saco de ninguém e nem ao menos denegrir qualquer estilo musical. Também não quero que ninguém saia por aí ouvindo metal do dia para a noite (mentira). Meu intuito principal é esclarecer a todos como o Heavy Metal é significante para os que escutam e também tentar quebrar alguns preconceitos contra este estilo musical.
Vou dividir o que tenho a falar em 4 posts. Este é o primeiro. Vou colocar um marcador especial para isso também.
Para ler ouvindo

O metal tem um significado único e especial para cada um. Seja pelo que a música te faz sentir, ou pela importância que ela tem na sua vida, ou mesmo porque o identifica e o faz sentir igual a outros milhares de metaleiros que enxergam no heavy metal uma maneira de se reunir em um grupo de pessoas que se opõem as opções enlatadas e prontas para o consumo.
Os músicos tem uma preocupação única no mundo da música com a virtuosidade e a velocidade de seus acordes... Comparados muitas vezes a grandes gênios da música clássica. Muitos acreditam que se Mozart vivesse nos tempos atuais, certamente tocaria guitarras com distorções.
Acredito que não exista público mais justo do que o público do Heavy Metal.  Quase sempre damos a chance para uma banda nova, estamos dispostos a ouvir novas misturas, novos sons, novos arranjos, novos solos. Além disso, existem certos degraus respeitados eternamente e aqueles que atingem os degraus mais altos serão lembrados para sempre. Lembraremos pra sempre dos seus nomes, de suas bandas, do nome das músicas e o nome dos álbuns. Os melhores sempre serão lembrados, mas novos ídolos surgem a cada dia...

O heavy metal nos envolve, nos conquista, nos protege, nos oferece qualidade e acima de tudo nos une.  Vários estilos se conhecem, convivem bem e interagem, criando algo novo... Algumas vezes não conseguimos distinguir um metaleiro na sociedade, mas uma vez identificado, ele não estará mais sozinho. Existe uma linguagem propriamente usada por nós.  A música.
 "Let's all join forces
Rule with iron hand
And prove to all the world
Metal rules the land
We're heavy duty
 So come on let's tell the world

We are defenders of the faith"

Analisando mais profundamente, o heavy metal (muitas vezes referido apenas como metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizada por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas.
O heavy metal costuma estar fundamentado em riffs criados com os três principais traços harmônicos: escalas em progressões modais, trítonos e progressões cromáticas.
O trítono, um intervalo musical que abrange três tons inteiros - como dó e fá sustenido — era uma dissonância proibida no canto eclesiástico medieval, que fez com que os monges o chamassem de diabolus in música "o diabo na música", em latim. Devido a esta associação simbólica original, o intervalo passou a ser visto na convenção cultural do Ocidente como "mau". O heavy metal usou extensivamente o trítono em seus solos e riffs de guitarra, dos quais um dos exemplos mais notórios é o início da canção "Black Sabbath", da banda homônima.
 Black Sabath