17 de abril de 2010

52 cartas.

Bom, primeiro gostaria de dar uns avisos:
00- Não vou mais pedir desculpas aos leitores que esperam pelos meus posts, porque eles já sabem que eu sou enrolado pra caramba e costumo atrasar posts, postar em dias errados e etc...
01- Estou com um pouco de falta de tempo, porque a faculdade e o trabalho estão muito interessantes e eu tenho investido bastante tempo trabalhando aqui em algumas idéias que podem dar certo. (torçam por mim)
10- Desculpa Lua!!! Não queria postar perto do fim de semana, mas é que não tive tempo mesmo...
11- Sou fan do JP! Ele recentemente iniciou um blog sobre futebol americano e eu precisava divulga-lo aqui! http://10jardas.blogspot.com/

52 Cartas

Há quem acredite que o baralho foi inventado pelo pintor francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Gringonneur desenvolveu as cartas do jogo de forma que representassem as divisões sociais da França através de seus naipes, sendo copas o clero, espadas a nobreza, paus os camponeses e ouro a burguesia.

Caro Rei de Espadas,
Tão vasto é o seu reino que eu poderia simplesmente passar o resto do dia descrevendo as formas que ele pode assumir. Mas não vou tomar seu tempo para informa-lhe o óbvio. 
Estou escrevendo esta carta para tratar de assuntos que vossa majestade precisa tomar ciencia. O comportamento dos Valetes tem me preocupado bastante nos ultimos tempos... Imagine, majestade, que outro dia eu ví o Valete de Paus destratando cartas de menor valor, como os 5 e os 7 de copas. Na ocasião, pude notar que outras cartas também não quiseram se envolver e continuaram mudas e imóveis, com medo do valor que os Valetes podem possuir. 
Outra vez, em uma competição, 2 Valetes ousaram dizer que possuiam mais autoridade do que uma quadra de 10!! Fato absurdo, se levarmos em conta a competição a qual pertenciam.
Majestade, fico triste em relatar que os Valetes de hoje em dia não respeitam mais a história das outras cartas, nem o desejo delas. Simplesmente saem por aí cortejando todas, manifestando seus desejos, desrespeitando as decisões das cartas que possuem pares. Temo pela honra do nosso reino, pois se uma das cartas mais valiosas comporta-se dessa maneira, não posso esperar muito das cartas de menor valor...
Não posso mais ignorar o tratamento que os Valetes tem dado as Damas de nossa corte. Comportam-se de maneira vergonhosa, sem o mínimo de educação e reverência, nem mesmo a Dama de Ouro tem escapado da ambição dos Valetes. 
Preocupo-me com a Rainha de Copas, que não possui tais malícias, com a Dama de Paus, que pode simplesmente desistir de seus princípios para que não precisem mais aguentar a pressão vinda das investidas inescrupulosas.
Gostaria que esta mensagem fosse repassada aos outros Reis, inclusive o de Copas. Medidas precisam ser tomadas, pois o RESPEITO precisa ser o principal fator a mover a relação entre nossas cartas. Dessa forma, posso continuar tranquilo convivendo com a corte e com o povo, do jeito que sempre fiz, sem me preocupar com tais demonstrações de falsa liberdade e modernismo. Em minha mente, isto recebe o nome de FALTA DE CARÁTER.

Saudações do amigo Ás de Espadas, maior e menor carta a serviço dos Reis.



Neste site, encontrei umas figuras muito bacanas com referencias histórias a algumas cartas. Vale a pena conferir.
http://aguaeazeite.wordpress.com/2009/12/29/cartas-de-figuras-quem-e-quem-leitura-segunda/