6 de janeiro de 2012

Reis Magos

Para ler ouvindo: Sweet and Low (Acoustic)


E então a chuva resolveu voltar a cair nesse Dia de Reis. Esse dia sempre fica marcado para mim. Lembro dele de outros tempos, céu azul, inocência de criança dentro de casa, retirando conformada os enfeites de Natal. Olhando para o sol brilhando lá fora, ainda pela manhã. Aquela era a data para a retirada das luzes, a volta à vida banal.
Para mim o natal nunca teve uma conotação religiosa em primeiro lugar. Acho que para nenhuma criança é assim. Só que eu mantive essa ideia de natal capitalista, colorido, divertido, uma data de esperança e união, e várias outras coisas que não estão exatamente ligadas ao nascimento de Jesus. Não que eu não seja católica, minha religião é uma coisa a ser definida ainda. Mas então, chega o dia 6. Sempre teve um tom místico para mim, e aqui estamos falando de uma data, para mim, realmente nem um pouco ligada à religião. Reis Magos. O que esperar que uma criança pense? Mago... Parece tão bruxo, tão mágico, tão fantasioso. Ondas de panos verde-esmeralda, rosa-queimado e vermelho, tudo misturado com dourado, cores ciganas e noite que cheira incenso.
Pesquisando mais a fundo, descobre-se que não se sabe ao certo se eram reis, ou príncipes, ou mesmo magos. Não acho que se tratando de catolicismo, eles colocariam mágica no meio. Mas por que esse título pegou tanto? Reis Magos. É meio confuso para mim. Mas quando criança eu não tinha acesso a esse tipo de lógica. Para mim, toda essa miscelânea de histórias fazia sentido. Não importa se é religião e mágica não parecem "apropriados" juntos, eu cresci acostumada a essas misturas de crenças. E por me parecer familiar desde o começo, continua sendo agora, um dia um tanto místico. Com suas folias que passam de casa em casa, roupas coloridas, fartura à mesa para aqueles músicos com as fitas coloridas amarradas aos pandeiros. Pulos altos no ar, uma roda, em que todos são iguais e não há início nem fim. Eu me lembro de uma festa assim que minha avó ofereceu à uma folia de reis uma vez... Essa é uma data que marca o último dia de luzes na cidade e nas casas. Pelo menos as luzes do coração não precisam de data para serem acesas nem apagadas...