9 de maio de 2010

Valor e Custo. O que a minha mãe tem a ver com isso??

Não é novidade para as pessoas que me conhecem, eu não gosto de ler. Juro que tentei ler vários títulos que as pessoas me recomendaram e alguns Best Sellers... Harry Potter, Crepúsculo, Código DaVinci, Fortaleza Digital, Bíblia Sagrada, etc...
Mas isso tem mudado ultimamente. Eu finalmente descobrí o porque de não gostar de ler. Todos esses livros que eu tentei ler continham histórias que não me interessam... Acho que podem até ser bem escritas, mas o conteúdo é muito chato. Prefiro ler histórias de Blogs, pelo menos eu posso perguntar aos autores a respeito de seus personagens, algumas vezes dá pra interagir ou mesmo conhecer mais dos autores pelo que eles escrevem. Apesar disso, nas ultimas semanas não têm sido essas as minhas leituras. Acredito ter encontrado algo que despertou muito o meu interesse: Economia e Empreendedorismo! Pode parecer chato pra muitas pessoas, mas eu estou gostando muito de ler sobre isso e tenho devorado mais livros nessa ultima semana do que na minha vida inteira.

A ultima coisa que lí foi sobre VALOR E CUSTO.
Por algum tempo eu lí e re-lí as definições sobre valor e custo, mas como diz o Robert Kyosaki, muitas coisas só são aprendidas observando os detalhes da nossa vida.
Então eu comecei a ver que algumas coisas possuem custo elevado, ou seja, demandam muita quantidade de dinheiro. Para alguns, aquela quantia nem é tanta assim... porque essas coisas podem ser muitíssimo raras... neste caso, essas coisas são valiosas. 
O custo e o valor das coisas mudam de acordo com a opinião e com a necessidade das pessoas. Aprendí que muitas pessoas enriquecem por que conseguem determinar um custo às coisas valiosas. Este foi um grande aprendizado! Por exemplo: pagar 30 reais em um cachorro quente pode parecer um absurdo, mas é pouco se voce pensar que aquele é o ULTIMO cachorro quente do mundo. Legal né?

Continuando meus estudos, comecei a atribuir valor e custo pra várias coisas na minha vida e comecei a ver que muitas coisas que eu queria comprar não teriam valor algum... apenas custos! Essa lição é extremamente importante... 

Recentemente, saí para procurar um presente para minha mãe. É engraçado, porque isso é muito difícil pra mim... Nos ultimos anos, meu pai comprava o presente e eu só precisava entregar!! Agora eu mesmo preciso encontrar algo que para ela possua grande valor e para mim represente um baixo custo

Eu estava louco pra aplicar meus conhecimentos recém adquiridos. Chamei ela pra ir comigo e andamos por várias e várias lojas... como bom filho paciente que sou, entrei logo numa loja de sapatos. Deixei ela ver tudo a vontade... Sandalhas bonitinhas, sapatinhos num sei o que, bolsas que a fulaninha usa na novela... Depois que ela olhou bastante, peguei a sandalha que ela mais gostou, levei no caixa, e quando fui pagar ela parou e disse: 
"Filho, voce não precisa pagar... é caro, voce ganha tão pouquinho... deixa isso pra lá. Só de voce ter andado todo esse tempo comigo já é presente"
Na hora que ela disse isso, veio tanta coisa na minha cabeça... 
Momento flashback! ( ela cuidando de mim enquanto eu estava doente, passando uma porrada de roupas que eu trouxe de viagem, a sandalha voando nas minhas pernas por eu ter respondido besteiras, fritando batatas para o almoço depois de ter tomado banho e reclamando que o cabelo ia ficar com cheiro de frituras, me ajudando com as lições de casa, ela brigando por eu ter desenhado personagens do He-Man nas paredes do meu quarto...)
Quando terminei de lembrar disso tudo, notei que isso tem um valor incalculável. Minha mãe faz muito mais por mim do que o custo daquele presente. Então eu concluí que estava diante de uma ótima oportunidade! Minha mãe ficou muito feliz, saimos pra comer, depois andamos mais, depois andamos mais, depois andamos mais, depois voltamos pra casa. No fim das contas ela decidiu que não ia querer aquela sandalha, disse que vai esperar a semana que vem porque quer experimentar vários outros modelos bonitos. Naturalmente eu vou com ela, olhar e dizer do fundo do coração que não entendo nada de sandalhas, mas que no pé dela tudo é muito bonito, contanto que ela não jogue mais nada em mim e me deixe pagar pelo presente...

Desejo a todas as mães um feliz dia das Mães, a todos os filhos um ótimo aprendizado sobre valor e custo e a todos uma boa semana.

Ps1: Obrigado pelas mensagens de parabéns!! Eu sou um rabugento e não gosto muito do meu aniversário, mas mesmo assim fiquei feliz com as mensagens!
Ps2: Desculpem o atraso dos posts (aaa, novidade)... Estou em semana de provas!