28 de julho de 2008

Escuridão

"Você já olhou para uma foto sua e viu um estranho no fundo?
Te faz perguntar, quantos estranhos tem uma foto sua?
Quantos momentos da vida dos outros nós fizemos parte?
Ou se fomos parte da vida de alguém quando os sonhos dessa pessoa se tornaram realidade?
Ou se estivemos lá, quando os sonhos delas morreram.
Nós continuamos a tentar nos aproximar?
Como se fossemos destinados a estar lá.
Ou o tiro nos pegou de surpresa.
Pense...podemos ser uma grande parte da vida de alguém...e nem saber."


Thiago Augusto



O destino é uma coisa incrível, não é? Pra falar a verdade, não sei. Não sei se acredito nessa de destinos traçados, de coisas já profetizadas. Acho que nós mesmos constrímos as histórias da nossa vida, mas têm momentos em que você percebe que certa pessoa não entrou por acaso na sua vida.
Às vezes, você esbarra com alguém na rua e nem sabe que talvez essa pessoa possa estar procurando por alguém como você pra conversar, o vice-versa. Às vezes, esse alguém tem os mesmo problemas que você, e tudo o que um precisa é do outro, pra poderem encontrar a solução juntos.
Às vezes, você tá andando tranquilamente pela rua e um carro vira a esquina doidamente, e sua vida pode acabar ali, ou então, nunca mais ser a mesma. E para as pessoas que estiverem ao redor, vai ser só mais um acidente trágico (ou não). Algumas vão parar pra ver, outras não, porque elas vão estar atrasadas pra alguma reunião ou pra pegar os filhos na escola.
Um dia você acorda como se fosse mais um dia qualquer, mas no café da manhã recebe a notícia de que um parente próximo mrreu. Nada mais vai querer passar pela garganta, e provavelmente você vai sentir um aperto forte no peito (eu senti) e vai ficar uns instantes lembrando da última grande perda que você teve. Você vai sair na rua e vai ver o dia começando de uma maneira diferente. As pessoas estão lá, abrindo as portas das lojas, correndo apressadas pra pegar o ônibus, fazendo as coisas de sempre sem nem saber o que aconteceu, sem se importar, sem ligar para o que aconteceu com você. E você pensa que, assim como a morte, tem o nascimento também. Pessoas nascem e morrem a todo instante, e enquanto para uns o mundo desmorona, ou então se enche de flores, para outros não faz a mínima diferença.

O poema no início o post foi escrito por um amigo meu e achei que ele ilustra bem o que eu quero dizer. Quando li, lembrei exatamente dessas coisas, e de muitas mais. A foto é uma coisa tão comum na vida da gente que nem percebemos como ela liga as pessoas, como liga vidas. E são as coisas mais simples que mostram as nais incríveis.