31 de maio de 2012

Flor de maio


Começou ontem, com aquela brisa quente, sol escaldante, aquele horário depois do almoço que sempre parece mais tarde do que já é, como todas as horas do dia nessa cidade. Um calor anormal para a época do ano. Contrastando com o frio, esse ar morno que vem me lembra aqueles tempos... É, eu sinto a mesma coisa por um momento, a mesma sensação de descoberta, de novidade, de imprevistos bons, um frio na barriga. Fico surpresa ao me pegar nessa sensação familiar. Como pode? Explorando todos esse porquês sem entender nada do que se passa comigo, só sei que ao chegar no topo da subida, tenho que me virar para trás para confirmar, e não me engano: todo um bairro vira mar, e sobre ele paira um horizonte esbranquiçado. Eles se beijam no infinito lá em baixo. E um segundo depois, tudo é o que apenas é e pronto, a miragem se desfaz. E eu me viro seguindo para o meu destino. E só consigo pensar que com todo esse calor e horizonte, parece setembro. E a ligação que sempre existiu entre esses meses se projeta nessa brincadeira muda com lembranças, sentimentos e sentidos. Desde há muito tempo, porém, eu já tinha uma flor de maio que florescia em setembro. Por que não haveria, então, uma flor de setembro que floresce em maio?
O fato é que todo esse clima fora do tempo me confunde. Eu, que sempre me apoei nos meses e seus aspectos, fico um pouco sem referências. Mas já que é assim, aproveito essa chegada do calor para pensar sobre isso. E com prazer anuncio oficialmente que estou participando do desafio As Amantes do Verão, organizados pelos blogs da Turista Acidental e da Scarlet Red. Eu sei que no Brasil estaremos nos preparando para a chegada do querido inverno. Mas acho que o verão merece uma chance. Seria bom um pouco de ar quente para aquecer os corações.