17 de outubro de 2009

Conto de fadas [spoilers(?)]


Sempre foi um conto de fadas. Embora muito levasse a crer num terror, era mesmo um conto de fadas, com todos felizes para sempre. E engraçado que o fim não parece bem o fim. Ao mesmo tempo que é definitivo, parece cercado de acontecimentos tão casuais que poderiam muito bem gerar uma continuidade.

A tarde em que passei lendo uma parte não poderia ser mais apropriada. Céu cinza-arroxeado pós-chuva contrastando com o solzinho fraco que surgia, tudo observado através do vidro da janela azul fechada, daquele quarto onde já li tempos passados, quando a aventura era diferente. O tempo parecia não correr, parado em um horário indeterminado que parecia sempre quatro e alguma coisa da tarde.

Não há muito mais o que dizer. Despedir-me de Crepúsculo foi anciedade pura, esperando pelo filme iminente. O romance perfeito, que me deixou numa atmosfera em que nada, nada alcançava tamanha perfeição. Lua Nova teve um fim ausente, como a própria lua no céu, e deixou no ar algo bem parecido com o pôster que criaram para o filme. Um triângulo amoroso feroz, instável. Não gostei de Jake sair machucado. Eclipse teve um fim doloroso. Foi um livro para esse meu personagem preferido, que partiu no fim, deixando-me magoada sem saber do seu futuro incerto. Segundo e terceiro livro são como um, visto inclusive que Lua Nova teve um fim de efeito quase nulo sobre mim, talves por isso, por achar que as histórias podem muito bem se unir. Já Amanhecer mostrou-se totalmente afastado do resto da história, um caminho bruscamente diferente tomado. Raiva foi um efeito latente que produziu em mim a partir de um certo momento. Apaziguada depois, mas não esquecida. Só não mais latente.

É como se tudo que foi começado perfeitamente tivesse tomado rumos difusos e o esperado fim brilhante não tivesse vindo. Talvez isso tenha feito a separação, o fim, menos doloroso, mas acho que ainda preferiria uma obra-prima. De qualquer maneira, também tenho meus agradecimentos a fazer. Agradeço pelos momentos de êxtase, pela escrita gostosa de ler - inegável que é uma escritora talentosa, apesar de tudo - e por ter me mostrado, de alguma maneira, que estou no caminho certo.