9 de outubro de 2009

Aonde acasos nos levam...

Ler ouvindo: Send Me On My Way - Rusted Root

Tinha tudo para ser uma navegação inútil na internet, até que... Fuça daqui, fuça dali, procurando coisas banais como receita de maçã assada, do que falam os filmes A Liberdade é Azul, A Igualdade é Branca e A Fraternidade é Vermelha... Onde fica Bornem, sede da Kipling? Vale muito à pena googlar depois. As fotos são lindas! E, bem, foi aí que eu acabei achando um blog muito interessante falando porque a marca tem esse nome. Acabei lendo outros posts e descobri algo apaixonante!

Moleskine é um caderno que possui uma capa de um couro chamado moleskin e um elástico que o envolve . As folhas são de papel italiano sem cloro. Ele possui um bolso interno para guardar, tickets, cartões, etc. Exitem de todos os tipos e para todos os gostos.


Há! Já vi vários desses em filmes sem saber o que era, pensando que fosse um simples diário, agenda, qualquer coisa do gênero. O que me fez postar sobre? Descobrir que Amélie Poulain tinha um. Esse eu nunca tinha reparado, e como achei o filme encantador, tive que postar. Além do que, a cada minuto esse minúsculo caderninho foi me catiando (pesquisei a fundo sobre ele, hein). É que frequentemente eu tenho necessidade de escrever e tenhos pilhas de caderninhos. Uns carrego, outros não. Escrevo de tudo neles, até faço meus rabiscos (não, aquilo não pode ser chamado de desenho...). Acabei me identificando, descobrindo que faço meus próprios moleskines improvisados.


Sem falar que inspira pra caramba saber que caras como Van Gogh, Picasso, André Breton, Bruce Chatwin (o cara que deu fama ao moleskine), entre outros, tiveram moleskines e depositavam neles seus pensamentos de alguma forma.
Aí, você pensa, uau! Quer dizer que eu tenho algo em comum com esses caras?? Pois é...



Claro que dá vontade der ter um de verdade, um "original". Mas no Brasil é um pouco difícil. Fiquei sabendo que criaram uma versão nacional ecológica, o Moleco (moleskine ecológico). Boa pedida também. Mas de qualquer maneira, acho que o mais importante é captar a essência do que registrar coisas em um moleskine. Expressar-se, relaxar... Um significado para cada pessoa.



Maaas, se alguém ver algum moleskine a venda por aí, me avise!

Para saber mais (e babar), vale a pena visitar: