10 de maio de 2011

Formatura

Já faz alguns meses, mas às vezes a saudade bate e acho que um momento tão importante que permanece no coração e na memória não tem data de validade para ser expressado. 
Esse é o texto que a oradora da turma leu naquela noite, e eu quase posso voltar no tempo...

Prezados alunos, professores e convidados,

Atravessamos, nesta noite, uma etapa muito esperada em que concluimos o ensino médio e nos preparamos para a universidade, onde seremos mais independentes e, espero, mais responsáveis. Nesta travessia é preciso dizer adeus aos educadores, que nos auxiliaram no crescimento intelectual e na formação do caráter; aos amigos, que participaram das nossas alegrias, tristezas, momentos de indecisão e comemoração e aos pais, que terão de nos deixar voar e alcançar nossos objetivos por nós mesmos.

Referindo-me às palavras de Fernando Pessoa, de modo oportuno ao que enfrentaremos e ao que almejamos, cito “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. E que nós façamos uma obra da qual nos orgulharemos e daremos uma contribuiçao ao país, sendo futuros profissionais do direito, medicina, engenharia, psicologia, comunicação social, administração, biologia, relações internacionais e arquitetura.

Para nossa progressão acadêmica e posteriormente profissional, são necessárias despedidas e, após isso, muitas vezes olharemos para o lado e sentiremos falta dos rostos que participaram da nossa rotina. Dos amigos que fizemos é possível que não tenhamos mais convívio, mas, com certeza, a lembrança do que cada um acrescentou em nossas vidas ficará e o saudosismo permanecerá.

Agradeço, com a certeza de que a caminhada até aqui não foi vã e que nos preparou para a vida real que muitas vezes pode ser dura e cruel. As amizades que construímos este ano, assim como as que virão, terão papel de auxiliadoras nas decisões que tomaremos no decorrer de nossa existência. E que saibamos ponderar cada escolha nossa a partir da liberdade que temos agora, assim como nas palavras de Fernando Anitelli, “cada sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser” e nesta noite, conjugo os verbos amar e vencer!