26 de outubro de 2010

Paixão

Infelizmente precisei ficar em Campos neste ultimo fim de semana... Por diversas razões. Fiquei chateado de ter que ficar nessa cidade que eu odeio, mas não tive muita escolha e comecei a procurar o que fazer pra passar o tempo...
"There must be some kind of way out of here
Said the joker to the thief
There's too much confusion
I can't get no relief"

Jimi Hendrix - All Along The Watch Tower

Com esse pensamento e um pouco de espírito de aventura, aceitei um convite feito por um amigo para assistir uma partida do time daqui, o Goytacaz. Time da 3 divisão do campeonato estadual, em atual disputa da copa Rio.
Os dois parágrafos a seguir é uma homenagem ao Marcos Futebol Mundial. Que está de férias...

Situação do confronto:
O elenco do Goytacaz esteve muito concentrado para a partida do sábado (23/10) contra o América às 16h pelo primeiro jogo do returno da 3ª fase da Copa Rio 2010. Uma vitória em casa daria mais tranquilidade para o grupo nos dois jogos finais, que serão realizados fora do Aryzão.

O jogo:
O time do Goytacaz pressionou o América desde o início da partida, mostrando muita raça, condicionamento físico e disciplina tática. O esquema armado foi um 4-4-2 simples, onde os meias avançavam e além de dar suporte ao ataque, prendiam os fracos laterais do time adversário na defesa, tornando o América uma presa fácil na expressiva vitória por 3 a 0.

O ponto onde quero chegar:
O mais incrível de ter saído de casa numa tarde de sábado para ir até um estádio assistir uma partida de 3 divisão de campeonato estadual podia até ser um bom entretenimento, pois o baixo preço do ingresso, somado a falta de técnica dos jogadores me renderiam ótimas horas de diversão. Mas o que eu realmente queria ver, era o tamanho e o fanatismo da torcida Goytacaz.
O time não disputa a primeira divisão a 19 anos! Mas as pessoas continuam a encher os estádios em todos os jogos. São jovens, crianças, velhos, mulheres... É impressionante e inexplicável. Eu via nas arquibancadas as pessoas totalmente confortáveis, alegres, mesmo antes do início do jogo. Alguns torcedores já haviam bebido antes da entrada do estádio, no bar do Goyta, outros levavam sua esposa e filhos e ainda alguns faziam parte de uma banda marcial que tocava de forma afinada clássicos da música popular brasileira, hinos do clube e músicas da torcida. Era simplesmente um espetáculo a parte. Não o jogo, mas as pessoas. Estavam muito felizes alí, ninguém reclamava das instalações ruins ou do time. Todos se cumprimentavam, distribuiam balões-branco-anil, apitos, doces e bolas de plástico para as crianças.
Não era o time que estavam celebrando naquele momento. Era a paixão!
Finalmente eu pude entender o que mantém as pessoas felizes. Não é o amor, isso as faz permanecer vivas. Mas a paixão as faz SENTIR vivas. E a paixão, essa não tem preço e nem explicação. No futebol e na VIDA!

Segue abaixo um link para mais fotos do Goytacaz.
 FOTOS
Em Campos dos Goytacazes, eu NUNCA na minha vida me sentirei campista. Mas Goytacaz, eu já me sinto.