29 de abril de 2011

Ciúme

“Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar” Sábias palavras de Rubem Alves. Se tentássemos colocar o pássaro em uma gaiola ficaria perdida a liberdade de ir embora. É tão triste ver um pássaro preso. Se fosse eu a prender, sentiria algum remorso. E ele, pássaro, tristeza por ser privado. Esse medo da perda é um tanto necessário, em pequena intensidade proporciona até certa emoção a mais à relação.
Mesmo com essa consciência, muitas pessoas aprisionam seus pássaros. Querem ter mais perto a pessoa amada e confundem o amar com poder possuir. O medo de o pássaro voar é mais conhecido por ciúmes. É natural em nós como vários outros sentimentos, como a raiva ou alegria.  Em outras palavras é uma “reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade." Complexa porque envolve um conjunto de sentimentos, reações físicas e comportamentos, como dor, raiva, inveja, humilhação; falta de ar, sudorese, aperto no peito, taquicardia; questionamento constante, ações agressivas (viva a Wikipérida!). Não é fácil lidar com algo assim, produzido por nós próprios. Não sabemos se nos engana ou não, se é mais uma idéia ou alguma “inspiração” que tem algo a dizer.
Alguns acreditam piamente que estão sendo traídos. “Para o ciumento, a fronteira entre imaginação, fantasia, crença e certeza se torna vaga e imprecisa, as dúvidas podem se transformar em idéias supervalorizadas ou delirantes.” É o ciúme patológico. O ciumento passa a ter atitudes de invasão da privacidade e até perseguição daquele de quem se sente ciúmes e da terceira pessoa (a que é motivo de todo esse tumulto).
São várias as histórias que ilustram os males do ciúme excessivo, como Otelo e Dom Casmurro. Fatores externos somados à nossa própria paranóia podem ser extremamente prejudiciais, mas é verdade que a maneira como interpretamos as coisas é a principal responsável por como e o quanto o ciúme se manifesta. Sabe-se que, além de estar relacionado com a falta de confiança no outro, está também ligado a que se tem de si próprio. A inveja é grande parceira do ciúme e ambos fazem com que a pessoa foque demais sua atenção nas outras pessoas e não em si em próprio. É uma revelação indireta de que a auto-estima precisa ser trabalhada. 
De qualquer maneira, na dose certa o ciúme tem seus benefícios. Ele é uma espécie de prova de amor, sim. Demonstrá-lo faz o companheiro se sentir valorizado. Lembra ao casal que um não deve considerar o outro definitivamente conquistado. Pode até ser considerado estimulante.
E como tudo em excesso faz mal, a falta também faz. A ausência total de ciúme é sinal de que alguma coisa está errada. É um sinal de não-amor. Significa que é hora de rever a relação. Como tudo na vida, o ideal é que haja um equilíbrio. Não é fácil, não temos uma balança interna nem podemos controlar nossos sentimentos, mas há maneiras de fazer com que eles não direcionem nossa vida de forma negativa, a começar por reconhecer defeitos e tentar fazer com que a vida não gire em torno de um único núcleo. Deixe o pássaro se sentir confortável no seu dedo e sinta-se assim você também.

23 de abril de 2011

Selo


Olá, pessoas! Faz um tempo que o blog este selo da Vicky, mas como eu andei de mudança por várias semanas na minha indecisão e ainda me contagiei com a preguiça do meu namorado (antes dele eu não era assim). Mas bom, eu gostaria de agradecer muito pelo selo e responder às perguntas:


Nome: Luana
Música: Look After You (The Fray)
Humor: Tento ser engraçada, mas se estiver de mau humor, sai de baixo
Cor: Branco/Cinza
Prefiro viajar: de ônibus, já que tem sido o jeito mais comum para mim. Imagino que de avião seja muito bom, mas como nunca viajei assim...
Seriado: Não vejo muitos seriados, então vale um filme? "Cartas pasa  Julieta".
Palavra ou frase que costuma usar: "Enfim..."
O que achou do selo: Gostei muito, principalmente o 'créativité'.

Nome: Luiz Gustavo
Música: Metal
Humor: Trocadilhos, Sarcasmo e Nerd
Cor: Preto e Branco
Prefiro viajar de Carro
Seriado: Californication, The Tudors
Frase: Odeio Campos dos Goytacazes
Achei o selo interessante, mas poderia perguntar a idade mental.

Indicações:

http://aportasecreta.blogspot.com/
http://uivosdoalem.blogspot.com/
http://mulheresimpossiveis.wordpress.com/
http://isabelamar.blogspot.com/
http://tsukixhime.blogspot.com/

Bom, é isso. Boa noite a todos e bom resto de sábado que parece domingo e Feliz Páscoa adiantado!
Beijos

21 de abril de 2011

Círculo vicioso

Então você se pergunta por que o pianista sempre volta
Por que você não é ele
Eu não queria que você fosse ele
Porque ele é aquela pessoa que carrega a dor
Com ele e para mim
Direto para mim
Para o meu frágil coração
Eu queria que você fosse o sol
Que tira o frio de mim
Esse arrepio que eu sinto
Que massacra minha alma
Queria acreditar que sou capaz de viver minha vida
E não aquela que nunca foi escrita
E foi desejada um dia
Como bela, luxuosa, cheia de material e glória
Mas com alguma beleza macabra
Eu não quero esse romantismo byriano para mim
Foi uma fantasia de adolescente
Como eu me livro disso agora?
Minha casa guarda toda a minha doçura de criança
Todos os sonhos perdidos nas rachaduras das paredes velhas
Que já viram tantas coisas
Elas guardam um perfume
Uma essência que é minha vida toda
Estar em contato com isso é estar
De algum modo, em contato também
Com toda essa tristeza que surgiu um dia
E parece não querer mais ir embora
O que eu faço?
Corro ao meu velho refúgio: música
Círculo vicioso

16 de abril de 2011

Aniversário de Chaplin

Existem pessoas notáveis na humanidade. Alguns são eternizados por seus feitos heróicos, políticos, artísticos, esportivos, e a relevância que cada um tem varia de pessoas para pessoa. Para mim é inegável a sabedoria de Charles Chaplin. Acho que ele produziu muito mais do que muitos filmes de hoje trazem  e deixou pensamentos que realmente nos levam a filosofar. Todo autentico, com seu estilo próprio, o famoso bigode, o jeito de andar, olhos marcantes e gestos estabanados. Divirto-me assistindo o mesmo curta em preto e branco várias vezes, nada melhor do que rir com as suas trapalhadas. Penso que é um trabalho enorme transmitir sentimentos e situações apenas por expressões e gestos. E após anos e anos, sei que não sou a única a me divertir com as produções do Chaplin. Sem falar nas críticas embutidas, como em “Tempos Modernos” e “O Grande Ditador”. Quem nunca teve que ver esses filmes na escola? Não vou falar sua biografia porque basta abrir a Wikipédia para achar. Penso que o mais importante é o que se aprende com o que o artista deixa. Essa é a graça de ser imortal.

"Um dia sem riso é um dia perdido." 

4 de abril de 2011

Tudo demais é veneno.

Outro dia eu estava em casa reclamando de ter que fazer algumas coisas quando lembrei de uma conversa que tive com meu pai a MUUUITO tempo atrás, quando eu era apenas um muleque de 10 ou 11 anos que adorava ir ao parque.
Eu - Pai, vamos no parque!!!
Pai - Não filho, já fomos ontem.
Eu - E o que que tem?
Pai - A gente não deve se acostumar a fazer sempre as coisas que gostamos, porque as vezes precisamos fazer as coisas necessárias. Devemos saber dosar até mesmo as coisas boas, para termos um pouco de alegria sempre e querermos tornar a fazer essas coisas. Senão enjoa também, não acha!?
Eu - É, pode ser... E quando nós vamos no parque denovo?
Pai - Amanhã.
Eu - E o que vamos fazer hoje?
Pai - Hoje voce vai me ajudar a cortar a grama.
Eu - Ah, que droga! Cortar a grama é muito ruim!
Pai - Eu sei, mas é necessário algumas vezes também, pra casa ficar bonita e pra sua mãe não falar no nosso ouvido.
Eu - Vamos fazer isso dia sim e dia não também?
Pai - Não, vamos fazer uma vez a cada 15 dias. Pra não correr o risco de voce gostar de fazer essa merda.

Bom, depois disso aprendí que é necessario fazer as coisas importantes tanto quanto as coisas que gostamos. Mas tudo em sua dose certa... De humor.